Presidente prorroga presença da Força Nacional no Estado, mas anuncia que não pode ser 'eterna'; saiba o que isso significa
GLO com tempo contado. Jair Bolsonaro tinha dito na live na quinta-feira que não sabia se prorrogaria a operação de Garantia da Lei e da Ordem no Ceará, determinada desde que recrudesceu o motim de policiais militares no Estado. Nesta sexta-feira, após reunião, decidiu prorrogar a ajuda federal por mais oito dias, mas demonstrou irritação com a situação. Disse que operações de GLO não são eternas, premência que não foi mostrada em operações em outros Estados.
O que isso significa? Com prazo para que as forças de segurança saiam do Ceará, os amotinados ganham força para se manter como estão, sem voltar ao trabalho, porque ganham o trunfo de que a população vai ficar exposta à violência e à insegurança, sem ter quem a proteja. O governador Camilo Santana (PT), que tem sido duro na negociação, perde pontos para persistir na sua decisão de não conceder anistia nem novos reajustes aos policiais.
Alternativa 1. Quando Bolsonaro ameaçou retirar as forças nacionais do Ceará, antes de anunciar a "lambuja" de oito dias, alternativas começaram a ser discutidas no Congresso e entre os governadores. Os congressistas cogitaram usar a prerrogativa dada pela Constituição, mas nunca utilizada, de fazer pelo Legislativo a requisição de GLO e aprová-la. Neste caso, ao Executivo caberia a decisão de mandar as forças de segurança.
Alternativa 2. Outra possibilidade que chegou a ser divulgada foi outros Estados mandarem policiais para auxiliarem no policiamento do Ceará.
Chantagem. Bolsonaro chegou a condicionar a prorrogação da GLO à aprovação de excludente de ilicitude nesse tipo de operação.
COVID-19. Enquanto isso, em outra área que concentra as atenções do País, a saúde, passaram de 180 os casos de suspeita do novo coronavírus no Brasil, embora continue existindo apenas uma confirmação de um caso.
Mercados. Na onda da disseminação da epidemia pelo mundo, os mercados seguem oscilando, ainda tentando calcular quais serão os prejuízos para a economia global causados pela propagação do vírus. No Brasil, a Bolsa fechou com o pior mês desde maio de 2018.