Imagem da Vera Magalhães e Marcelo de Moraes

por Marcelo de Moraes

Para usar e-Título no 2º turno, eleitores têm até as 23h59 de sábado para baixar app

Equipe BR Político

Exclusivo para assinantes

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) divulgou nesta quarta-feira, 25, uma mudança no funcionamento do aplicativo e-Título para o segundo turno das eleições municipais de 2020: a ferramenta poderá ser baixada pelos eleitores que já fizeram o recadastramento biométrico somente até as 23h59 do próximo sábado, 28.

E-título. Foto: Antonio Augusto/Ascom/TSE

No próximo domingo, 29, eleitores de 57 municípios vão às urnas para votar em segundo turno. Atualmente, cerca de 16 milhões de eleitores (mais de 10% do eleitorado) estão cadastrados no e-Título.

Entre as funcionalidades da ferramenta, é possível consultar a zona eleitoral e justificar ausência nas urnas caso esteja fora do domicílio eleitoral. No primeiro turno, mais de 2,2 milhões de pessoas justificaram ausência por meio do e-Título.

A mudança é uma estratégia para tentar evitar falhas como as ocorridas em primeiro turno, quando milhões de eleitores não conseguiram justificar o voto por conta de instabilidades no sistema do aplicativo.

Segundo informou o presidente do TSE, ministro Luís Roberto Barroso, em 15 de novembro, os problemas ocorreram porque muitas pessoas deixaram para baixar o aplicativo no domingo da eleição.

 

Tudo o que sabemos sobre:

TSEe-títulosegundo turnoaplicativo