Imagem da Vera Magalhães e Marcelo de Moraes

por Vera Magalhães e Marcelo de Moraes

ACM Neto diz que DEM votará contra ‘qualquer iniciativa de recriação da CPMF’

Equipe BR Político

Exclusivo para assinantes

O prefeito de Salvador, Antônio Carlos Magalhães Neto, afirmou que o partido de que é presidente, Democratas, fará oposição à criação de uma nova CPMF neste domingo, 12. “Quero deixar claro uma posição em nome do DEM: nós somos contrários à recriação da CPMF. Qualquer movimento que aconteça por parte do governo, qualquer iniciativa de recriação da CPMF terá a nossa objeção e oposição. Não vamos aceitar aumento de impostos. É uma posição oficial de todo o partido”, disse em entrevista à CNN.

O presidente do Democratas, ACM Neto

O presidente do Democratas, ACM Neto Foto: Reprodução/CNN

ACM Neto afirmou ainda que, se a proposta chegar no Congresso, convocará uma reunião da executiva nacional do DEM para fechar o posicionamento contrário. “Acho que a gente precisa sim enfrentar uma discussão de como vai resolver a questão da arrecadação federal, mas o caminho não é o de sacrificar o setor produtivo”, disse. 

O ministro da Economia, Paulo Guedes tem aventado a criação de um novo imposto sobre transações digitais junto à reforma tributária. Apesar de o ministro negar que seja uma tentativa de retomada da CPMF, as suas repetidas menções não têm sido bem vistas a opositores do imposto. O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), já alertou que enquanto presidir a Casa, não pautará nenhuma proposta de retomada da CPMF.

Eleições

ACM Neto se mostrou otimista com a presença do DEM nas eleições municipais. O político afirmou não estar definido como se dará a participação da sigla em 2022, mas ressaltou que neste ano, deve ter “pelo menos” 10 candidatos a prefeito em capitais, enquanto em 2016 apenas ele próprio concorreu ao cargo. “O partido quer crescer a partir da eleição municipal”, disse.

Tudo o que sabemos sobre:

CPMFDEMACM NetoReforma tributária