Imagem da Vera Magalhães e Marcelo de Moraes

por Vera Magalhães e Marcelo de Moraes

Alcolumbre rebate consultoria do Senado em briga por reeleição

Equipe BR Político

Exclusivo para assinantes

O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), rebateu nesta quinta-feira, 24, a avaliação da consultoria da Casa que diz não haver a possibilidade de que ele se reeleja no cargo em 2021. O senador argumenta que cabe ao Senado decidir internamente sobre a questão. Alcolumbre tem buscado o aval do Supremo Tribunal Federal (STF) para a sua reeleição. A advocacia do Senado já defendeu, ao Supremo, a reeleição. 

O presidente do Senado, Davi Alcolumbre

O presidente do Senado, Davi Alcolumbre Foto: Michel Jesus/Agência Câmara

A consultoria do Senado emitiu uma nota em requisição feita pelo senador Alessandro Vieira (Cidadania-SE) afirmando que o presidente da Casa não tem respaldo técnico para tentar ser reeleito em 2021. “Parece-nos inequívoco que, no mandato subsequente, dentro da mesma legislatura, é vedada a reeleição para os mesmos cargos”, diz o documento assinado pelo consultor Arlindo Fernandes de Oliveira. A nota da consultoria pode servir de subsídio técnico a parlamentares.

“O presidente do Congresso Nacional, na qualidade de chefe do Poder Legislativo Federal, renova seu compromisso de zelar pela independência do Senado Federal, evitando-se que a opinião defendida por um partido ou por um grupo de 10 senadores seja imposta aos demais 71 senadores, privando-os de exercer sua missão constitucional nesta ou em outras matérias”, afirmou Alcolumbre. 10 adversários do presidente do Senado já encaminharam ao STF uma manifestação contra a reeleição.