Imagem da Vera Magalhães e Marcelo de Moraes

por Vera Magalhães e Marcelo de Moraes

Governadores fecham agenda com ‘mecenas’ da Amazônia

Equipe BR Político

Depois das duas reuniões entre governadores dos Estados da Amazônia Legal, representantes das embaixadas da Noruega, Reino Unido, Alemanha e França, os participantes acertaram que daqui a 30 dias será detalhada uma agenda de apoio financeiro a programas de combate ao desmatamento na região. Os investimentos dos “mecenas” europeus na Amazônia fazem parte da contrapartida que esses países precisam oferecer por serem signatários de acordos climáticos como o de Paris.

Incêndio registrado em 24 de agosto na floresta amazônica de Candeias do Jamari, próximo a Porto Velho, em Rondônia

Incêndio registrado em 24 de agosto na floresta amazônica de Candeias do Jamari, próximo a Porto Velho, em Rondônia. Foto: Victor Moriyama/ Greenpeace/ AFP

A ideia é encaminha individualmente, fechar programas com cada Estado ou por meio do Consórcio Amazônia Legal, que reúne os nove Estados da região. A Noruega vai oferecer gratuitamente um sistema de mapas e monitoramento da região. Como você leu mais cedo no BRP, o governo federal não fez parte dos encontros.

“Em 30 dias teremos um encontro, com respostas mais efetivas do que nós apresentamos. Todos querem a preservação do Fundo Amazônia, buscando alternativas que possam ampliar as oportunidades”, disse ao Estadão o governador do Pará, Helder Barbalho.