Imagem da Vera Magalhães e Marcelo de Moraes

por Vera Magalhães e Marcelo de Moraes

Anvisa publica autorização de testes rápidos de coronavírus

Equipe BR Político

Exclusivo para assinantes

Com a publicação da autorização a farmácias para a aplicação de testes rápidos de detecção os anticorpos da covid-19 pela Anvisa no Diário Oficial da União desta quarta-feira, 29, a medida já está em vigor a partir de hoje. Na resolução, a Anvisa publicou a ressalva feita pela diretoria da agência de que o teste não serve para confirmar o diagnóstico da doença, mas ajuda a mapear o quadro de saúde.

Autorização a farmácias para a aplicação de testes rápidos de detecção os anticorpos da covid-19 está em vigor a partir de hoje

Autorização a farmácias para a aplicação de testes rápidos de detecção os anticorpos da covid-19 está em vigor a partir de hoje Foto: Gabriela Bió/Estadão

Os anticorpos do coronavírus só são detectáveis a partir de sete dias depois do surgimento dos sintomas e especialistas afirmam que a ferramenta faz mais sentido para estudos epidemiológicos, para ajudar a compreender a distribuição da doença na população de forma geral, e é pouco confiável para o diagnóstico individual, informou o Estadão. Durante o quadro de infecção, a chance de resultado falso negativo é grande, apontam.

Farmácias não são obrigadas a realizar o teste, mas as que optarem por fazê-lo precisarão contar com um profissional treinado para prestar o serviço, ter licença sanitária e autorização de funcionamento.

Tudo o que sabemos sobre:

anvisacoronavírusteste rápidofarmácia