Imagem da Vera Magalhães e Marcelo de Moraes

por Marcelo de Moraes

Após invasão, Congresso certifica vitória de Biden

Equipe BR Político

Exclusivo para assinantes

Após horas de interrupção causadas pela invasão do Capitólio por extremistas de direita apoiadores do presidente Donald Trump, o Congresso americano confirmou na madrugada desta quinta-feira, 7, a vitória do democrata Joe Biden nas eleições presidenciais dos Estados Unidos. A posse da chapa eleita em novembro será em 20 de janeiro.

O vice-presidente dos EUA, Mike Pence, e a presidente da Câmara, Nancy Pelosi, durante a certificação do resultado da eleição presidencial. Foto: EFE/EPA/J. Scott Applewhite / POOL POOL

A sessão validou os 306 votos dados a Biden e sua vice, Kamala Harris, e os 232 concedidos ao republicano no Colégio Eleitoral e sacramenta o processo de escolha do líder da Casa Branca.

A sessão foi comandada pelo vice-presidente e presidente do Senado, Mike Pence, que criticou a invasão do Capitólio.

“Para aqueles que causaram estragos em nosso Capitólio hoje: vocês não ganharam”, afirmou Pence em seu discurso na reabertura. “A violência nunca vence. A liberdade vence. Ao nos reunirmos novamente nesta câmara, o mundo testemunhará novamente a resiliência e a força de nossa democracia. E esta ainda é a casa do povo. Vamos voltar ao trabalho”.