Imagem da Vera Magalhães e Marcelo de Moraes

por Vera Magalhães e Marcelo de Moraes

As afinidades entre a Índia de Modi e Bolsonaro

Equipe BR Político

O presidente Jair Bolsonaro já está em Nova Délhi, capital da Índia, onde fica até a próxima segunda-feira, 27, para uma viagem que mistura diplomacia e interesse comercial. A agenda será intensa. Já no sábado, Bolsonaro vai se reunir com o primeiro-ministro indiano, Narendra Modi. Eles devem anunciar mais de dez acordos bilaterais. Como você leu no BRP, os resultados da viagem devem ser imediatos.

Em Osaka, no Japão, o presidente Jair Bolsonaro e o primeiro-ministro da Índia, Narenda Modi. Foto: Alan Santos / PR

Além de serem líderes de direita, Bolsonaro e Modi têm em comum o nacionalismo e uma grande quantidade de críticas internacionais. O indiano, inclusive, estampa a capa desta semana da revista britânica The Economist, com o título “Índia intolerante: como Modi está colocando em perigo a maior democracia do mundo”.

A aprovação de uma lei que facilita a obtenção de cidadania para imigrantes não muçulmanos de Paquistão, Bangladesh e Afeganistão tem rendido protestos e críticas a Modi. A medida foi vista como discriminatória e parte do plano de dominação hindu do premiê. Enquanto isso, no Brasil, o governo de Bolsonaro é associado com “nazismo” e “racismo”.

Em contraponto a essa imagem, Bolsonaro vai depositar flores no Memorial de Mahatma Gandhi, líder pacifista e um dos fundadores da Índia moderna.

Tudo o que sabemos sobre:

Jair BolsonaroÍndiaNarendra Modicomércio