Imagem da Vera Magalhães e Marcelo de Moraes

por Vera Magalhães e Marcelo de Moraes

Blogueiro põe sigilos à disposição da CPMI das Fake News

Equipe BR Político

O presidente da CPMI das Fake News, Angelo Coronel (PSD-BA), solicitou ao blogueiro Allan dos Santos, dono do site de extrema-direita Terça Livre, a autorização para que seja quebrado o sigilo bancário, fiscal e telefônico do blogueiro. Nesta terça-feira, 5, Allan está sendo ouvido na CPMI que investiga a divulgação de notícias falsas nas redes sociais e assédio virtual.

Em clima bastante tenso e cheio de acusações, o blogueiro autorizou a quebra, mas foi rapidamente interrompido por sua advogada, que o orientou a dizer que o solicitante deveria ter “o ônus da prova para a quebra do sigilo”. “Eu quero que apresente o ônus da prova para a quebra do sigilo”, disse ele, ao tentar voltar atrás na autorização. “Eu fiz a pergunta à vossa senhoria na tranquilidade, e a CPMI tem esse poder”, afirmou o presidente da comissão.

O requerimento que convocou Allan a depor é de autoria do deputado federal Rui Falcão (PT-SP). O petista alega que o blogueiro é “um dos mais conhecidos propagadores de fake news na internet”.