Imagem da Vera Magalhães e Marcelo de Moraes

por Vera Magalhães e Marcelo de Moraes

Bolsonaro diz que haverá ‘quase 20 vetos’ à lei de abuso de autoridade

Equipe BR Político

O presidente Jair Bolsonaro disse na manhã desta terça-feira, 3, que pode haver “quase 20” vetos à Lei de Abuso de Autoridade. Ele não precisou exatamente quantos seriam, mas garantiu que não serão apenas nove, como recomendou o Ministério Público Federal em nota entregue ao Planalto ontem.

O presidente da República, Jair Bolsonaro, disse que Lei de Abuso de Autoridade terá cerca de vinte vetos

Foto: Evaristo Sá/AFP

Na conversa matinal com jornalistas em frente ao Palácio da Alvorada, Bolsonaro disse que “há uma grande chance” de os vetos serem anunciados hoje. “O Moro propôs, se eu não me engano, dez vetos, nove já incluiu e um eu estou discutindo”, disse e continuou: “Vem mais vetos ainda”.

Os jornalistas então perguntaram se haveria mais além dos nove já previstos, o que ele respondeu: “Deve chegar a quase 20… É por aí… Não serão só nove”. Ele começou dizendo que alguns artigos deveriam ser mantidos, por que “são bons”, mas quando questionado sobre quais seriam esses artigos, ele se recusou a responder para que depois, segundo ele, a imprensa não o acuse de recuo.

Os vetos à Lei 7.596/2017, que define os crimes de abuso de autoridade cometidos por agente público têm sido motivo de muita especulação nas últimas semanas. Isso porque, o assunto divide o Congresso e a base eleitoral bolsonarista.