Imagem da Vera Magalhães e Marcelo de Moraes

por Vera Magalhães e Marcelo de Moraes

Bolsonaro: ‘Se tiver necessidade, a gente vai abrir concurso’

Equipe BR Político

O presidente Jair Bolsonaro afirmou que “se tiver necessidade”, o governo vai abrir novos concursos públicos, mas que não pode ser “irresponsável”. A declaração foi feita na manhã desta segunda-feira, 17, em frente ao Palácio da Alvorada. “Não é travar (concurso público)”, disse Bolsonaro, que afirmou acreditar que a reforma administrativa já está “madura” para ser apresentada ao Congresso, embora ainda faltem “algumas alterações” na proposta.

O presidente Jair Bolsonaro deixa o Palácio da Alvorada e fala com a imprensa nesta segunda-feita, 17. Foto: Gabriela Biló

Reportagem do Broadcast/Estadão mostrou que a equipe econômica decidiu segurar os processos seletivos até a nova proposta de reforma administrativa receber o aval dos parlamentares. Para o presidente, o quadro público está “inchado” e, sendo assim, novos concursos só serão realizados caso forem essenciais. Bolsonaro também disse esperar que a reforma administrativa seja encaminhada o “mais rápido possível”. Segundo ele, o tema será tratado com o ministro da Economia, Paulo Guedes, ainda hoje.

“Tem concursos que foram feitos no passado que nós demos prosseguimento agora. Polícia Rodoviária Federal, Polícia Federal. Se tiver necessidade, a gente vai abrir concurso, mas não podemos ser irresponsáveis a tempo de abrir concursos que poderão ser desnecessários”, disse o presidente ao ser questionado sobre a decisão da equipe econômica.