Imagem da Vera Magalhães e Marcelo de Moraes

por Vera Magalhães e Marcelo de Moraes

Bolsonaro sobre atraso nos dados sobre covid-19: ‘Acabou matéria no Jornal Nacional’

Equipe BR Político

Exclusivo para assinantes

Jair Bolsonaro está feliz que o Ministério da Saúde tem atrasado a divulgação dos dados diários sobre o coronavírus. Nesta sexta-feira, 5, após a confirmação de que pelo terceiro dia consecutivo os números sobre casos e mortes deverão sair perto das 22h, o presidente da República comemorou: “Acabou a matéria no Jornal Nacional”, disse na porta do Palácio da Alvorada.

O presidente não confirmou que a ordem de passar a divulgação dos dados das 19h para mais tarde seria dele, com objetivo justamente de tirar a informação dos telejornais noturnos. “Não interessa de quem partiu (a ordem). Acho que é justa essa ideia da noite, sair o dado completamente consolidado”, disse o presidente.

Mais do que isso, o presidente disse que gostaria que apenas fossem divulgados os dados das pessoas que morreram no dia corrente. Hoje, são divulgados os registros de mortes por coronavírus confirmadas. Ou seja, de pessoas que morreram em dias anteriores e resultados positivos dos exames foram consolidados nas últimas 24h.

Nos dois últimos dias, o Ministério da Saúde apresentou por volta das 22h dois recordes consecutivos em óbitos registrados no Brasil. Na quarta-feira, 3, foram 1.349. Na quinta-feira o total foi de 1.473. “Parece que esse pessoal.. Globo, Jornal Nacional, gosta de dizer que o Brasil é recordista em mortes. Falta, inclusive, seriedade. Mortes por milhões de habitantes, nem se faz”, disse Bolsonaro.

 

Tudo o que sabemos sobre:

Jair Bolsonarocoronavírus