Imagem da Vera Magalhães e Marcelo de Moraes

por Vera Magalhães e Marcelo de Moraes

Bonsaglia: ‘O MPF vive a maior crise da sua história’

Marcelo de Moraes

Exclusivo para assinantes

Subprocurador-geral da República, Mário Bonsaglia foi direto na sua avaliação sobre a crise interna que o Ministro Público Federal enfrenta nesse momento.

“O MPF vive a maior crise de sua história, em meio a uma clara tentativa de centralização hierárquica. Princípios constitucionais fundamentais que regem o Ministério Público, como a independência funcional de seus membros, e a democracia interna, vêm sendo alvo de ataques”, escreveu Bonsaglia na sua conta do Twitter.

Bonsaglia foi o mais votado na lista tríplice para a indicação ao cargo de Procurador-geral da República. Mas Jair Bolsonaro ignorou a relação e nomeou Augusto Aras para o cargo. Agora, Aras tem entrado em rota de colisão com um grupo expressivo de procuradores, especialmente aos ligados à Lava Jato.

“Mandamentos constitucionais como a autonomia da instituição, a independência funcional de seus membros e a regra do Procurador natural objetivam a salvaguarda do próprio Estado Democrático de Direito, impedindo que o Ministério Público possa ser dirigido monoliticamente”, concluiu Bonsaglia

Tudo o que sabemos sobre:

Mário BonsagliaMPFLava Jato