por Vera Magalhães e Marcelo de Moraes

BR18 Analisa: Moro quer se abrigar da chuva

Equipe BR Político

Por Vera Magalhães

Sérgio Moro demorou, mas percebeu o óbvio: a “indicação” ao STF com mais de um ano de antecedência o deixa ao relento, sujeito a intempéries.

Eu, não. O ministro da Justiça primeiro pareceu se regozijar com o anúncio feito por Jair Bolsonaro em entrevista ao domingo de que a próxima cadeira do Supremo será sua. Depois a ficha começou a cair. Moro passou, então, a dizer que não houve combinação prévia para sua indicação para a corte, e que isso não foi condição para que ele aceitasse trocar a magistratura pelo Executivo.

Vale lembrar. Foi o próprio Bolsonaro quem colocou as coisas nesses termos. E ao reiterar o que disse ser um compromisso pareceu pretender mandar um recado para que Moro aguente firme as provações políticas, porque o prêmio da Mega Sena virá lá adiante.

Reação. O presidente agiu como político neófito. Não existe indicação que tenha de passar pelo crivo do Congresso feita com tanta antecedência. Parlamentares já articulam, por exemplo, mudanças na regra de aposentadoria de magistrados, para torná-la compulsória aos 80, e não mais aos 75 anos. Daí por que a cautela de Moro.

E o Queiroz? Flávio Bolsonaro trouxe a pergunta que já virou meme à baila de novo com sua entrevista ao Estadão, em que aponta ilegalidades inexistentes na investigação sobre seu ex-assessor e tenta se desvencilhar dele. Não à toa a Justiça autorizou a quebra do sigilo bancário do parlamentar. Políticos passaram o dia especulando: seria esse o tsunami esperado pelo presidente?

Temer em trânsito. Preso desde a semana passada, o ex-presidente Michel Temer teve autorização da Justiça para ser transferido para uma Sala de Estado Maior no comando do Batalhão de Choque da PM, em São Paulo. O STJ julga nesta terça habeas corpus de Temer, mas sua situação não para de se complicar: em delação, o dono da Gol Linhas Aéreas incluiu o emedebista e vários aliados.

Tudo o que sabemos sobre:

sergio morocoafFlávio Bolsonaro