Imagem da Vera Magalhães e Marcelo de Moraes

por Vera Magalhães e Marcelo de Moraes

Brasil ‘fechado’ para estrangeiros

Equipe BR Político

Exclusivo para assinantes

O governo proibiu a entrada de estrangeiros de qualquer nacionalidade por qualquer via no Brasil. A medida é válida pelos próximos 3o dias. O anúncio foi feito em edição extra do Diário Oficial da União, na noite da terça-feira, 30, e dá continuidade a medidas restritivas que passaram a vigorar no fim de março.

A entrada de estrangeiros está restrita pelos próximos 30 dias. Foto: Leonardo Cabral/Estadão

De acordo com o texto, o governo tomou a decisão com base em recomendação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). As medidas poderão ser prorrogadas, conforme orientação do órgão. As restrições se devem à pandemia de covid-19, que já matou quase 60 mil pessoas no País.

A portaria é assinada pelos ministros Braga Netto (Casa Civil), André Mendonça (Justiça), Tarcísio de Freitas (Infraestrutura) e Eduardo Pazuello (Saúde). Na lista, há diversas exceções à proibição. Entre elas, a estrangeiros que possuam “visto de visita concedido para estada de curta duração, sem intenção de estabelecer residência”, ou aqueles para quem o visto foi dispensado “com finalidade de realizar atividades artísticas, desportivas ou de negócios”.

 

Tudo o que sabemos sobre:

fronteiraBrasilestrangeiroscoronavírus