Imagem da Vera Magalhães e Marcelo de Moraes

por Vera Magalhães e Marcelo de Moraes

BRP Recomenda: o que dizem os editoriais

Equipe BR Político

Exclusivo para assinantes

Editorial do Estadão desta segunda-feira, 17, aborda os desafios do Estado brasileiro diante da pandemia da covid-19. “A pandemia de covid-19 tem imposto uma série de desafios na área da medicina, de forma especial para o Sistema Único de Saúde (SUS). Mas não é apenas em relação à saúde que o novo coronavírus acrescenta demandas para o poder público que, na maioria das vezes, tem dificuldades para atender satisfatoriamente a população mesmo em circunstâncias normais. A crise econômica e social causada pela pandemia tem levado mais famílias a recorrer aos serviços públicos – e o Estado tem de dar uma resposta à altura.”

Também trata do histórico acordo entre Israel e Emirados Árabes. “Na noite de quinta-feira passada, a sede da prefeitura de Tel-Aviv foi iluminada de vermelho, verde, branco e preto, formando a bandeira dos Emirados Árabes Unidos (EAU). A cena era impensável até a surpreendente revelação, feita horas antes pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, da assinatura de um acordo para normalização das relações diplomáticas entre os Emirados e Israel, firmado naquele mesmo dia.”

E cita a longa espera por uma Lei Geral de Licenciamento Ambiental. “Há nada menos do que 16 anos tramita na Câmara dos Deputados o Projeto de Lei (PL) 3.729/2004, que trata de uma nova Lei Geral de Licenciamento Ambiental. É um projeto de suma importância para o País. Tanto é assim que, recentemente, passou a tramitar em regime de urgência, ou seja, a deliberação em plenário será feita sem que o projeto passe por novas comissões temáticas. Entre muitas idas e vindas, o projeto ganhou novo impulso há cerca de um ano e meio, quando o deputado Kim Kataguiri (DEM-SP) foi designado pelo presidente da Casa, Rodrigo Maia (DEM-RJ), relator de um texto substitutivo.”