Imagem da Vera Magalhães e Marcelo de Moraes

por Marcelo de Moraes

Câmara aprova MP para comprar vacina de Oxford

Equipe BR Político

Exclusivo para assinantes

A Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira, 2, a medida provisória que garante recursos para aquisição e produção da vacina de Oxford. A MP destina R$ 1,9 bilhão para o Ministério da Saúde. Apesar de parte do dinheiro já ter sido utilizada, o texto ainda precisa ser votado já que ainda há valores não utilizados pela pasta. Agora o Senado precisa aprovar a MP até quinta-feira, 3, para que o governo possa utilizar cerca de R$ 40 milhões.

Havia uma expectativa que a relatora, deputada Mariana Carvalho (PSDB-RO), destinasse parte da verba para outra vacina, a que está sendo desenvolvida pelo Instituto Butantan junto de empresas chinesas. Mas ela não acatou as emendas nesse sentido e disse ser necessário “buscar outro caminho” para financiar a Coronavac.

O montante deverá ser todo destinado para a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) para a produção da vacina de Oxford, cujos testes apresentaram problemas. O que deve acarretar atrasos em sua aprovação. Até mesmo a oposição, que faz obstrução na Câmara devido a não votação da MP que trata da prorrogação do auxílio emergencial, votou a favor da medida.

Tudo o que sabemos sobre:

vacinaFiocruzOxfordCâmara dos Deputados