O cenário apontado pelo Ibope nas últimas pesquisas é desfavorável às mulheres que disputam o segundo turno das eleições municipais em capitais. Ao todo, cinco candidatas – três a mais do que em 2016 – brigam ainda pelo comando das prefeituras em Porto Velho, Rio Branco, Aracaju, Recife e Porto Alegre. Quatro delas, segundo os levantamentos, tendem a perder suas respectivas disputas. Apenas Marília Arraes (PT), no Recife, aparece com chances de vencer.
Entre as mulheres que disputam o segundo turno em capitais, Marília Arraes é quem está em melhores condições para vencer. Foto: Reprodução/Facebook
Repetindo 2016, apenas uma mulher conquistou prefeitura de capital em primeiro turno neste ano: Cinthia Ribeiro (PSDB), que foi reeleita no Tocantins.
Agora, o cenário apontado pelo Ibope é o seguinte:
No caso do Recife, vale ressaltar que há empate técnico entre os primos, já que a margem de erro é de três pontos porcentuais para mais ou para menos.
Além disso, o cenário de incertezas quanto ao resultado de domingo na capital pernambucana também pode ser verificado por meio da pesquisa Datafolha – divulgado um dia depois do Ibope -, que indica a liderança da petista, com 52% dos votos válidos contra 48% de Campos.
Com essa tendência apontada pelas pesquisas nas cinco capitais, dificilmente as mulheres vão superar o desempenho de quatro anos atrás.