Imagem da Vera Magalhães e Marcelo de Moraes

por Vera Magalhães e Marcelo de Moraes

Carta do BR18: Governo fala em afastar diretoria da Vale

Vera Magalhães

Por Vera Magalhães *

Três dias após a tragédia que matou ao menos 60 pessoas com o rompimento da barragem em Brumadinho (MG) continuam as buscas por vítimas e pelos responsáveis pelo crime. Causou indignação a desastrosa declaração do advogado Sergio Bermudes, um dos responsáveis pela defesa da empresa, para quem a companhia não tem responsabilidade no rompimento da barragem. Tanto que foi publicamente desautorizado a falar pela Vale. A diretoria da companhia também está em xeque. O presidente em exercício, general Hamilton Mourão, disse que o governo estuda a possibilidade de pedir o afastamento da diretoria da empresa — algo que não é simples do ponto de vista acionário.

A questão da responsabilização deve revelar um labirinto no qual se encontram burocracia, uma legislação confusa, órgãos de regulação desaparelhados e um poderoso lobby político das mineradoras. A bancada que defende os interesses do setor no Congresso pode ser menos “barulhenta” que as bancadas ruralista ou da bala, mas participou ativamente de projetos que envolvem petróleo, gás, ferro, exploração em reservas indígenas e ambientais nos últimos governos.

Semana de volta aos trabalhos do Congresso Nacional. Além de Brumadinho, que pode ganhar uma CPI proposta pela Rede de Marina Silva, há também os debates sobre as presidências das Casas. O MDB se reúne nessa terça-feira, 29, para decidir quem será o candidato do partido no Senado. E o clima entre Renan Calheiros e Simone Tebet não é dos melhores.

Já em São Paulo, o presidente Jair Bolsonaro passou por nova cirurgia. Por mais de 9 horas, os médicos do Hospital Albert Einstein em São Paulo retiraram a bolsa de colostomia colocada após o atentado que sofreu em Juiz de Fora e reconstruíram partes do intestino do presidente. Bolsonaro deve repousar por dois dias e, depois, despachar de um gabinete avançado direto do hospital, onde deve permanecer por dez dias.

Quer saber mais? Receber as principais notícias do BR18 no seu e-mail? É só se cadastrar na nossa newsletter, na caixa que fica na coluna da direita aqui do site.

Você vai receber um e-mail por dia com os assuntos mais importantes sobre a política nacional.

* Com Marcelo de Moraes e Gustavo Zucchi