Imagem da Vera Magalhães e Marcelo de Moraes

por Marcelo de Moraes

Covid-19: SP deve apresentar programa de imunização na próxima semana

Equipe BR Político

Exclusivo para assinantes

O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), prometeu nesta quinta-feira, 3, que o governo apresentará na próxima segunda, 7, o programa de imunização estadual para aplicação da Coronavac, vacina contra o novo coronavírus desenvolvida pelo Instituto Butantan em parceria com a farmacêutica chinesa Sinovac.

“Se o governo federal incluir (em plano de imunização) São Paulo, como é o seu dever e sua obrigação, e incluir a compra da vacina, como é seu dever e sua obrigação, nós seguiremos o Programa Nacional de Imunização (PNI), mas, se não o fizer, São Paulo começa a vacinar a partir de janeiro a totalidade da população de São Paulo com os recursos do governo do Estado”, disse Doria durante coletiva no Palácio dos Bandeirantes.

Como você leu no BRP, o governador tucano também prometeu o início da imunização dos paulistas a partir de janeiro do ano que vem. Dois meses antes do que a previsão de início feita pelo Ministério da Saúde.

“Não serei irresponsável como está sendo o governo federal ao colocar para março, vacinação que deveria começar em janeiro. Um ato de absoluta irresponsabilidade do governo federal”, disse Doria. Para o governador, um “atraso de 90 dias” equivale à morte evitável de quase 60 mil brasileiros por “irresponsabilidade de um governo ideológico”.