Imagem da Vera Magalhães e Marcelo de Moraes

por Vera Magalhães e Marcelo de Moraes

Crise entre EUA e Irão reaproxima Merkel de Putin

Equipe BR Político

A chanceler alemã Angela Merkel chegou a Moscou neste sábado, 11, para conversar com o presidente russo Vladimir Putin, em meio a crescentes tensões no Oriente Médio e outras regiões, informa a agência Associated Press. Merkel e o ministro das Relações Exteriores da Alemanha, Heiko Maas, viajaram à capital russa para discussões sobre pontos de interesse internacionais como Irã, Síria, Líbia, Iraque e Ucrânia.

No início da semana, o porta-voz da líder alemã descreveu a Rússia como “indispensável quando se trata de resolver conflitos políticos”, devido ao seu status de membro permanente do Conselho de Segurança da ONU. “A Rússia é um ator importante no cenário mundial e, como membro permanente do Conselho de Segurança, também é indispensável na solução de conflitos políticos”, disse Steffen Seibert. A Alemanha é atualmente um membro não permanente do Conselho de Segurança.

A Alemanha se ofereceu para sediar uma conferência de paz entre as partes conflitantes, mas ainda não há definição de datas. Merkel e Putin se reaproximam, após um período de distanciamento, “pela unilateralidade e imprevisibilidade das ações dos EUA”, afirma o analista Alexander Baunov, observador político do Centro Carnegie de Moscou, ao site DW Brasil, citando como exemplo as sanções americanas contra o gasoduto russo-alemão Nord Stream 2 em 2019 e a recente decisão do presidente dos EUA, Donald Trump, de mandar assassinar o comandante militar iraniano Qassim Soleimani.

Tudo o que sabemos sobre:

Angela Merkelvladimir putinIra