Imagem da Vera Magalhães e Marcelo de Moraes

por Vera Magalhães e Marcelo de Moraes

Datafolha: Bolsonaro reprovado por 38%

Equipe BR Político

Em menos de dois meses, saltou 5 pontos percentuais, de 33% para 38%, a reprovação ao governo de Jair Bolsonaro medida pelo Datafolha. A aprovação ao presidente caiu de 33% para 29%, o que deixa o percentual dentro da margem de erro de 2 pontos do levantamento. Não é a primeira pesquisa recente que aponta rápida erosão da avaliação presidencial. Na semana passada, levantamento semestral da CNT feito pelo instituto MDA mostrou um tombo ainda maior, justamente por abranger um período mais longo.

Reprovação do governo Bolsonaro cresce, segundo pesquisa Datafolha

Foto: Carolina Antunes/PR

Nas rodadas anteriores do Datafolha, se mantinha praticamente estável o cenário em que a população aparecia dividida em três terços praticamente igual entre os que apoiavam, rejeitavam e consideravam Bolsonaro regular. Agora a avaliação negativa superou as demais. A queda mais abrupta de Bolsonaro se deu entre os mais ricos, parcela que votou majoritariamente nele em 2018: sua aprovação na maior faixa de renda despencou de 52% para 37%.

A série histórica do Datafolha dá a Bolsonaro o título de o presidente mais mal avaliado para equivalente período. Com 8 meses de mandato, FHC era rejeitado por 15%, Lula por 10% e Dilma Rousseff, por 11%.

 

Tudo o que sabemos sobre:

Jair Bolsonarodatafolhareprovaçãogoverno