Imagem da Vera Magalhães e Marcelo de Moraes

por Vera Magalhães e Marcelo de Moraes

Deputados do PT protocolam pedido por CPI da cloroquina

Equipe BR Político

Exclusivo para assinantes

Deputados do PT protocolaram na Câmara um pedido pela abertura de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar a propaganda feita pelo presidente Jair Bolsonaro do uso da cloroquina no combate à covid-19. O pedido reúne 41 assinaturas e os parlamentares buscarão, a partir da próxima semana, aumentar o número. Para ser encaminhada à presidência da Casa, a CPI precisa de 171 assinaturas.

Presidente Jair Bolsonaro fazendo campanha da hidroxicloroquina Foto: Reprodução

A solicitação foi encaminhada pelo vice-líder do PT, o deputado Rogério Correia (MG), e tem como coautores os deputados, também da legenda, Jorge Solla (BA), Alencar Santana (SP), Arlindo Chinaglia (SP), Rosa Neide (MT) e Paulo Pimenta (RS). Além de ter ordenado ao ministro interino da Saúde que ampliasse a orientação de tratamento do coronavírus com o medicamento, Bolsonaro propagandeou a cloroquina diversas vezes nas últimas semanas, quando estava com o coronavírus.

O gabinete de Correia informou que pedidos de abertura de investigação também foram feitos à Procuradoria-Geral da República (PGR) e ao Superior Tribunal de Justiça (STJ), mas ainda não tiveram resposta.

Tudo o que sabemos sobre:

cloroquinaCPIJair Bolsonaro