Imagem da Vera Magalhães e Marcelo de Moraes

por Vera Magalhães e Marcelo de Moraes

Destaques do dia: Militares ganham ainda mais espaço no governo

Vera Magalhães

Por Vera Magalhães *

A presença de militares no governo Jair Bolsonaro, que já era maciça, foi incrementada nesta segunda-feira, com a indicação de mais seis oriundos das Forças Armadas para posições no Executivo e até no Legislativo. Não perca a conta: o estreante deputado Major Vitor Hugo (PSL-GO) será o líder de governo na Câmara; o general de divisão Otávio Santana do Rêgo Barros foi escolhido para ser o porta-voz da Presidência; o almirante Eduardo Leal Ferreira vai presidir o Conselho da Petrobrás; o general Nader Motta será o responsável pela Secretaria de Orçamento, Finanças e Gestão do Ministério do Meio Ambiente, o general Franklimberg Ribeiro de Freitas voltará à presidência da Funai, e, por fim, mais um general, Antonio Leite dos Santos Filho, será o diretor-geral do Dnit.

A força dos militares no governo tem várias consequências na definição de prioridades e na correlação de forças do Executivo. Além disso, reduz a possibilidade de que as Forças Armadas sejam incluídas nas novas regras da reforma da Previdência —os vários ministros “fardados” se manifestaram contra essa proposta nos últimos dias.

No Legislativo, o número que não para de crescer é o de candidatos à presidência do Senado. Renan Calheiros, Tasso Jereissati, Esperidião Amin, Davi Alcolumbre, Angelo Coronel, Alvaro Dias, Simone Tebet, Fernando Collor, Sérgio Petecão e Major Olimpio se apresentam como candidatos na largada, embora se saiba que a negociação política deve depurar esse quadro.

E o PT insiste em defender causas sem adesão na sociedade brasileira. Enquanto insiste no “Lula Livre”, nos últimos dias o partido se mostrou perdido ao defender o novo mandato de Nicolás Maduro na Venezuela e ao protestar contra a prisão de Cesare Battisti, deportado pela Bolívia diretamente para a Itália, onde já chegou e deverá cumprir pena de prisão perpétua. Confira tudo isso e muito mais no BR18!

* Com Gustavo Zucchi

Tudo o que sabemos sobre:

Newsletter