Imagem da Vera Magalhães e Marcelo de Moraes

por Vera Magalhães e Marcelo de Moraes

Do Marcelo: Melhor do que previsto, PIB do 3º trimestre ajuda governo

Marcelo de Moraes

Exclusivo para assinantes

Num momento em que foi surpreendido negativamente pela decisão de Donald Trump de taxar aço e alumínio brasileiros, o governo recebeu com alívio a divulgação de que o PIB do terceiro trimestre cresceu 0,60%. A boa notícia é que os cálculos do governo indicavam uma elevação que previa um aumento, no máximo, de 0,40%. E o resultado superou a expectativa.

Parece pouco para provocar satisfação, e é pouco mesmo. Mas se for levado em conta o longo período de estagnação econômica que o País enfrentou até pouco tempo, a sequência do PIB nos últimos trimestres acena para um crescimento de 1% em 2019 e proporciona uma previsão mais otimista para 2020. Já há na equipe econômica quem acredite que esse crescimento pode ultrapassar os 2% no próximo ano e chegar perto dos 2,5%.

Essa sinalização garante fôlego político para o governo de Jair Bolsonaro e reforça sua equipe econômica, num momento em que ela tenta fazer engrenar a segunda etapa de sua agenda de propostas e enfrenta resistências no Congresso quanto a esse conteúdo. Apesar de todas as arestas políticas que permanecem – além da eterna falta de articulação política, a bola da vez, agora, é a série de nomeações exóticas para a área cultural – o governo pode se fortalecer se essa âncora econômica demonstrar solidez.

Tudo o que sabemos sobre:

Do MarceloPIBgovernoterceiro trimestre