Imagem da Vera Magalhães e Marcelo de Moraes

por Vera Magalhães e Marcelo de Moraes

EBC acionada para possível pronunciamento de Bolsonaro

Vera Magalhães

As equipes da EBC (Empresa Brasil de Comunicações) foram acionadas para um possível pronunciamento de Jair Bolsonaro na noite desta quarta-feira. O aviso fala em gravação da fala do presidente nesta tarde. O último discurso do presidente em rede de rádio e televisão foi na terça-feira da semana passada, dia 31 de março, quando procurou adotar tom mais ameno em relação à fala de uma semana antes — aquela em que pregou a reabertura do comércio e das escolas e o fim da política de quarentena para enfrentar a pandemia do novo coronavírus.

O presidente Jair Bolsonaro em seu último pronunciamento

O presidente Jair Bolsonaro em seu último pronunciamento Foto: Reprodução/TV BrasilGov

Depois disso, o presidente concedeu entrevistas para programas de rádio e TV e falou algumas vezes na saída do Palácio da Alvorada. Também comandou reunião ministerial na última segunda-feira e manteve uma rotina de publicações nas redes sociais. Nas mais recentes, tem se dedicado a exaltar os efeitos da cloroquina e da hidroxicloroquina nos tratamentos de casos de covid-19.

Bolsonaro passou a terça-feira em raro silêncio: não falou com jornalistas na saída do Alvorada, não foi às coletivas feitas por auxiliares para tratar da crise e pouco postou nas redes sociais.

O porta-voz do Palácio do Planalto, Octávio do Rêgo Barros, e o ministro Luiz Ramos, da Secretaria de Governo, à qual estão subordinadas a Secom e a EBC, questionados pelo BR Político, não confirmaram se Bolsonaro fará um pronunciamento nesta quarta.

Tudo o que sabemos sobre:

pronunciamentoJair Bolsonaroebc