Imagem da Vera Magalhães e Marcelo de Moraes

por Vera Magalhães e Marcelo de Moraes

Em Curitiba, Greca lidera com 47%, mostra Ibope

Cassia Miranda

Exclusivo para assinantes

Candidato à reeleição, Rafael Greca (DEM), lidera a corrida eleitoral pela prefeitura de Curitiba nas eleições municipais deste ano. Segundo pesquisa Ibope divulgada na terça-feira, 6, ele tem vantagem de 41% para o segundo colocado. O levantamento mostra Greca com 47% das intenções de voto. Na segunda posição, o deputado Fernando Francischini (PSL) aparece com 6%.

O candidato à reeleição em Curitiba, Rafael Greca Foto: Reprodução/Facebook

A terceira posição é ocupada pelo deputado Goura (PDT), que tem 5% das intenções de voto. Depois dele, aparecem: Christiane Yared (PL), 3%; João Arruda (MDB), 3%; Professora Samara (PSTU), 2%; Camila Lanes (PCdoB), 1%; Carol Arns (Podemos), 1%; Diogo Furtado (PCO), 1%; Dr. João Guilherme (Novo), 1%; Marisa Lobo (Avante), 1%; Paulo Opuszka (PT), 1%; Professor Mocellin (PV), 1%; e Zé Boni (PTC), com 1%. Eloy Casagrande (Rede) e Letícia Lanz (PSOL) alcançaram menos de 1%.

A soma dos eleitores que disseram que vão votar “branco ou nulo” é de 15%. Os que não sabem ou não responderam, equivalem a 10%.

Rejeitados

Quando questionados sobre em qual candidatos não votariam de jeito nenhum, há uma inversão entre os nomes mais bem colocados na pesquisa. Francischini aparece como o mais rejeitado, com 21% e Greca, com 20%. João Arruda tem 11% da rejeição.

O Ibope ouviu 602 eleitores curitibanos, entre os dias 4 e 5 de outubro. A margem de erro é de quatro pontos porcentuais para mais ou para menos. A pesquisa está registrada na Justiça Eleitoral sob a identificação PR-08260/2020.