Imagem da Vera Magalhães e Marcelo de Moraes

por Vera Magalhães e Marcelo de Moraes

Em junho, PIB de SP cresceu 6,8%, diz Meirelles

Equipe BR Político

Exclusivo para assinantes

O secretário da Fazenda de São Paulo, Henrique Meirelles, afirmou nesta segunda-feira, 10, que o PIB estadual cresceu 6,8% em junho em relação a maio. Segundo o secretário, houve um crescimento da atividade comercial de 1,9% entre junho deste ano e junho do ano passado e de 0,7% no acumulado de 12 meses.

O secretário da Fazenda de São Paulo, Henrique Meirelles Foto: Nilton Fukuda/Estadão

De acordo com Meirelles, houve uma queda do PIB paulista de 6,1% entre o primeiro e o segundo trimestre, além de retração de 5,4% no segundo trimestre deste ano em relação ao mesmo período de 2019.

Os efeitos da crise do novo coronavírus são os responsáveis pela queda, justificou o secretário durante coletiva de imprensa. “O que causa a crise econômica e causou a queda de atividade muito forte foi a pandemia e não as medidas de combate à pandemia”, disse. “No momento em que a pandemia começa a ser combatida eficazmente, como é o caso de São Paulo, podemos ver esta reação”, concluiu.

PIB+30

Na mesma coletiva, o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), anunciou a criação de uma nova ferramenta para acompanhamento das atividades econômicas e análise do PIB em tempo real: o PIB+30.

 

Tudo o que sabemos sobre:

PIBSão PauloHenrique Meirelles