Imagem da Vera Magalhães e Marcelo de Moraes

por Vera Magalhães e Marcelo de Moraes

Em vídeo gravado, Bolsonaro discursa na ONU hoje

Equipe BR Político

Exclusivo para assinantes

O presidente Jair Bolsonaro abre nesta terça-feira, 22, a 75ª edição da Assembleia-Geral das Nações Unidas (ONU). Este ano, pela primeira vez, o encontro será virtual em decorrência da pandemia do novo coronavírus. O discurso do mandatário brasileiro será exibido em vídeo, gravado na semana passada.

Jair Bolsonaro, presidente da República, discursa na 74ª Assembleia-Geral das Nações Unidas

Jair Bolsonaro, presidente da República, discursa na 74ª Assembleia-Geral das Nações Unidas. Foto: Johannes Eisele/AFP

Esta será a segunda vez que Bolsonaro abre o debate geral. Segundo o que disse o presidente na semana passada, se não fosse pela crise da covid-19, ele iria presencialmente a Nova York, como foi no ano passado, quando usou o discurso para falar sobre a Amazônia e ir contra a demarcação de terras indígenas.

A temática ambiental deve se repetir no discurso deste ano. Assim como já vem fazendo, Bolsonaro deve tentar naturalizar os incêndios que destroem o Pantanal e a Amazônia e afirmar que o País está de “parabéns” ou que é “exemplo para o mundo” na política de preservação ambiental.

O debate geral se inicia às 10h (horário de Brasília) e, conforme o cronograma, após a fala de Bolsonaro, serão transmitidos os discursos dos presidentes Donald Trump (Estados Unidos), Tayyip Ergodan (Turquia), Xi Jinping (China) e Sebastián Piñera (Chile).

Tudo o que sabemos sobre:

Jair BolsonaroONUdiscursoMeio Ambiente