Imagem da Vera Magalhães e Marcelo de Moraes

por Vera Magalhães e Marcelo de Moraes

Em Vitória, Ibope indica empate entre Cidadania e PT

Equipe BR Político

Exclusivo para assinantes

Na disputa pela prefeitura de Vitória, dois candidatos aparecem numericamente empatados, de acordo com pesquisa Ibope. Em cenário estimulado, quando o nome dos postulantes é apresentado aos eleitores, Gandini (Cidadania) e João Coser (PT) têm, cada um, 22% das intenções de voto. O levantamento, que foi divulgado na terça-feira, 13, indica ainda que o candidato do Republicanos, Delegado Pazolini, aparece na sequência com 10%.

Os candidatos do Cidadania (esq.) e do PT (dir.) que concorrem à prefeitura de Vitória. Foto: Divulgação

A margem de erro da pesquisa é de quatro pontos porcentuais para mais ou para menos, o que indica que há empate técnico entre cinco candidatos. São eles: Neuzinha (PSDB), que tem 7%; Capitão Assumção (Patriota), com 6%; Sérgio Sá (PSB), que soma 5%; Mazinho (PSD), com 3%; e Namy Chequer (PCdoB), que tem 2%. Os candidatos do Novo e do PSOL, Coronel Nylton e Gilbertinho Campos, respectivamente, aparecem na pesquisa com 1% das intenções de voto cada um.

Eron Domingues (PRTB), Fábio Louzada (MDB) e Raphael Furtado (PSTU) tiveram menos de 1%. Já o candidato do PL, Halpher Luiggi, não foi citado por nenhum eleitor. Aqueles que pretendem votar branco ou nulo somaram 11%, já os que não sabem ou não responderam somaram 9%.

O Ibope ouviu 602 eleitores de Vitória entre os dias 11 e 12 de outubro de 2020. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob a identificação ES-00783/2020.

Tudo o que sabemos sobre:

vitóriaIbopePTCidadaniaGandiniJoão Coser