Imagem da Vera Magalhães e Marcelo de Moraes

por Vera Magalhães e Marcelo de Moraes

Fiocruz alerta para possibilidade de 2º onda em quatro Estados

Equipe BR Político

Exclusivo para assinantes

Boletim recente da Fiocruz indica retomada do crescimento no número de novos casos semanais de Síndrome Respiratória Aguda Grave, após a leve queda observada em maio. Os dados, que foram publicados em 16 de julho, acendem um alerta para a possibilidade de que quatro Estados possam estar passando por uma segunda onda da pandemia.

Hospital Leonardo da Vinci que reativado pelo Governo do Estado do Ceará para receber pacientes com covid-19. Foto: Jarbas Oliveira/Estadão

Entre os Estados que mostraram sinal de queda nos boletins anteriores, Amapá, Tocantins, Ceará e Rio de Janeiro registraram sinais de crescimento. Minas Gerais e Rio Grande do Sul indicaram possível estabilização.

“Após atingir um primeiro pico na semana 19 (3/5 a 9/5), quando a média móvel registrou 20.516 novos casos, a curva de SRAG no País registrou queda por três semanas consecutivas até a semana 22 (24/5 a 30/5), cuja média móvel (das últimas três semanas) aponta 18.248 novos casos”, ressalta o coordenador do InfoGripe, Marcelo Gomes.

A covid-19, segundo a instituição, é responsável por 96,5% dos casos confirmados e 99% dos óbitos com resultado positivo para algum vírus respiratório.

“Os valores semanais ainda estão muito acima do nível considerado muito alto”, alerta o boletim. Os dados são referentes ao período de 5 a 11 de julho. As informações têm como base os dados inseridos até 13 de julho no Sivep-gripe, sistema de notificação de casos.