Imagem da Vera Magalhães e Marcelo de Moraes

por Vera Magalhães e Marcelo de Moraes

Força Nacional vai ao MT para ajudar no combate a incêndios

Equipe BR Político

Exclusivo para assinantes

O governo enviará nesta quarta-feira, 23, uma equipe de 43 bombeiros da Força Nacional, 10 viaturas, um helicóptero e dois micro-ônibus para auxiliar no combate aos incêndios no Pantanal mato-grossensse. A medida, que atende a pedido do governador Mauro Mendes (DEM), foi autorizada por meio de portaria assinada pelo ministro da Justiça, André Mendonça, publicada no Diário Oficial da União de hoje.

Incêndio na região do Pantanal do Mato Grosso Foto: Dida Sampaio/Estadão

O efetivo enviado pelo Ministério da Justiça ao Mato Grosso atuará na região por 30 dias, prazo que poderá ser prorrogado. Ao solicitar o apoio da Força Nacional, Mauro Mendes afirmou que o Mato Grosso está enfrentando “uma das piores ondas de incêndio dos últimos anos”. O governador destacou, ainda, que o Pantanal é “um sítio de significativa importância ecológica por abrigar muitas espécies de peixes e aves aquáticas”.

Em nota, a pasta chefiada por Mendonça afirma que “com o objetivo de reforçar o combate aos incêndios na região, o ministério também está em contato com as secretarias de Segurança Pública do Distrito Federal e do Paraná, que poderão disponibilizar mais militares para o Estado. Neste sentido, o apoio do ministério será com o custeio de diárias dos profissionais”.