Imagem da Vera Magalhães e Marcelo de Moraes

por Vera Magalhães e Marcelo de Moraes

Fortaleza terá lockdown a partir de sexta

Equipe BR Político

Exclusivo para assinantes

A partir da próxima sexta-feira, 8, a cidade de Fortaleza passará a adotar restrições mais severas de isolamento social como medida de combate ao novo coronavírus. As restrições, que valem até o dia 20, são semelhantes às determinadas na semana passada pela Justiça para São Luís, no Maranhão.

O governador, Camilo Santana, e o prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio. Foto: Reprodução/Facebook

A população só poderá sair às ruas para buscar serviços essenciais, como atendimento de saúde, farmácias e supermercados. Também serão adotados bloqueios nas entradas da cidade. O comunicado foi feito em live conjunta do governador Camilo Santana (PT) e do prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio (PHS). Eles não utilizaram o termo lockdown. A intenção da medida, segundo o governador, é diminuir a velocidade de propagação do vírus na capital.

“Diante da situação de Fortaleza, tomamos a decisão conjunta de implantarmos um isolamento social rígido aqui na capital, com ações mais restritivas e controle da circulação de pessoas e veículos, restringindo ambientes públicos para diminuirmos a velocidade que esse vírus tem se propagado”, afirmou Camilo. O governador afirmou que apesar de todo o esforço feito no Estado, o “sistema de saúde chegou no limite” e isso exige “medidas mais rígidas”.

Em decreto publicado nesta quarta-feira, 6, o governador também estendeu até 20 de maio o isolamento social no Estado. O decreto também torna obrigatório o uso de máscaras de proteção em todos os municípios do Ceará.

O Ceará o terceiro Estado do País com mais casos da doença, atrás apenas de São Paulo e do Rio. O Estado tem 11.470 pacientes infectados e o registro de 795 mortes.

Anúncio da renovação imediata do decreto estadual de isolamento social por mais 15 dias em todo o Ceará, inclusive com o uso obrigatório de máscaras, e de um decreto específico para Fortaleza, com regras mais rígidas, principalmente quanto à circulação de pessoas e veículos pelos espaços públicos. O decreto de Fortaleza passa a valer a partir da próxima 6a feira (8), para que haja a preparação para seu cumprimento.

Publicado por Camilo Santana em Terça-feira, 5 de maio de 2020

 

Tudo o que sabemos sobre:

Fortalezalockdown