Imagem da Vera Magalhães e Marcelo de Moraes

por Marcelo de Moraes

Governo de SP vai doar máscaras e testes para aldeia do Alto Xingu

Equipe BR Político

Exclusivo para assinantes

O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), afirmou nesta quarta-feira, 21, que o Estado vai doar milhares de testes de covid-19, máscaras descartáveis e álcool em gel para controlar a disseminação do coronavírus nas aldeias do Alto Xingu, maior reserva indígena no Brasil, localizada no Mato Grosso. O anúncio foi feito em vídeo publicado pelo tucano nas redes sociais, em que aparece ao lado do cacique Kotok, líder da tribo Kamayurá, e de familiares.

Foto: Reprodução/Instagram

As doações serão feitas por meio do Projeto Xingu, desenvolvido pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). “O governo de SP vai ajudar os índios do Alto Xingu no enfrentamento da pandemia, através do Projeto Xingu da UNIFESP. Vamos doar 7 mil testes de Covid-19, 30 mil máscaras descartáveis e álcool em gel para controlar a disseminação do coronavírus nas aldeias”, disse Doria.

Até esta quarta, de acordo com a Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib) 37.349 índios já foram contaminados pela covid-19, 857 morreram em decorrência da doença. Ao todo, 158 povos já foram atingidos pelo vírus.

Tudo o que sabemos sobre:

João DoriacoronavírusAlto Xingu