Imagem da Vera Magalhães e Marcelo de Moraes

por Vera Magalhães e Marcelo de Moraes

Governo planeja projetos para ter ‘Esplanada Sustentável’

Equipe BR Político

O presidente Jair Bolsonaro disse, na manhã desta quinta-feira, 5, que o governo prepara projetos para reduzir gastos com energia elétrica no setor público. De acordo com ele, a revisão de contratos e geração de energia solar diminuirão os custos com energia em até 90%. “A ideia é mudar o consumo com instalação de micro usinas fotovoltaicas nos prédios anexos da Esplanada dos Ministérios“, disse Bolsonaro.

O presidente também afirmou que as medidas fazem parte da iniciativa “Esplanada Sustentável“, que tem como objetivo promover a adoção de modelos de gestão voltadas para uso racional de recursos naturais e à sustentabilidade ambiental e socioeconômica.

Esplanada dos Ministérios em Brasília, em vista aérea

Brasília em vista aérea. Foto: Dida Sampaio/Estadão

No entanto, enquanto tais medidas não são colocadas em prática, grandes filas estão se formando nas catracas dos prédios do Ministério da Economia. Isso porque, desde a semana passada, com a justificativa de diminuir custo, a pasta limitou o expediente ao horário das 8h às 18h.

Com isso, as catracas não funcionam antes do horário estipulado. Além disso, às 18h a luz é apagada e a internet sai do ar. Com essas medidas, o ministério pretende economizar R$ 366 milhões neste ano e ter argumentos para defender que tal modelo também deve ser aplicado em outros prédios públicos, de acordo com a Folha.