Imagem da Vera Magalhães e Marcelo de Moraes

por Vera Magalhães e Marcelo de Moraes

Governo eleva grau de risco sobre coronavírus

Equipe BR Político

Apesar de não haver nenhum caso de coronavírus confirmado no Brasil, o Ministério da Saúde informou nesta segunda-feira, 3, que vai elevar o grau de risco ao nível 3, de “emergência em saúde pública” em território nacional, devido ao avanço do coronavírus. Segundo declarou o ministro Luiz Henrique Mandetta, a medida deverá agilizar o processo de retirar brasileiros de Wuhan, na China.

Governo pretende tirar brasileiros de Wuhan, na China

Governo pretende tirar brasileiros de Wuhan, na China Foto: Adam Tanjung/AFP

O governo também vai enviar uma MP ao Congresso, com base em tratados internacionais e na legislação sobre quarentena, para que possam ser adquiridos equipamentos, medicamentos e outras materiais necessários para a o período de isolamento a que serão submetidos os brasileiros que vierem de Wuhan. O texto deve ser enviado ainda hoje, mas ainda não há prazo para a ida da aeronave para Wuhan.

O Ministério da Saúde estima que há quarenta interessados em voltar ao Brasil. Ainda não há definição do local onde será feita a quarentena. O governo cogita base militar em Anápolis e considera possibilidades em Brasília.

Tudo o que sabemos sobre:

governobrasileiroscoronavírusrisco