Imagem da Vera Magalhães e Marcelo de Moraes

por Vera Magalhães e Marcelo de Moraes

‘Há esperança’ de vacina contra covid-19 até o final do ano, diz OMS

Equipe BR Político

Exclusivo para assinantes

Na medida em que várias iniciativas de imunizantes são desenvolvidos ao redor do mundo, o diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom Ghebreyesus, afirmou nesta terça-feira, 6, que há esperança de termos uma vacina contra a covid-19 até o fim de 2020.

Diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus. Foto: Reprodução: Twitter

“Nós precisamos de vacinas. E há a esperança de que tenhamos uma até o fim deste ano. Há esperança”, disse em um painel executivo da OMS. Tedros não citou nominalmente nenhum dos nove imunizantes em desenvolvimento.

O diretor da OMS ainda pediu o apoio de líderes políticos para a distribuição igualitária da futura vacina contra a covid-19.

“Especialmente no caso das vacinas e outros produtos que estão em desenvolvimento, a ferramenta mais importante é o comprometimento político de nossos líderes mundiais, principalmente para a distribuição igualitária das vacinas. Nós precisamos uns dos outros, de solidariedade. Usaremos toda a energia que temos para combater o coronavírus”, disse.

Ao todo, nove vacinas em estudo integram a iniciativa Covax, coalizão coordenada pela OMS que visa acelerar o desenvolvimento de imunizantes candidatos contra a Covid-19 e garantir sua universalização. O Brasil integra a iniciativa desde o final de setembro.

Tudo o que sabemos sobre:

OMSvacinafinal do anoTedros Ghebreyesus