Imagem da Vera Magalhães e Marcelo de Moraes

por Vera Magalhães e Marcelo de Moraes

Inep volta a falar em adiamento do Enem

Equipe BR Político

Exclusivo para assinantes

Após um fim de semana marcado pela mobilização nas redes sociais pelo adiamento do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) se manifestou formalmente nesta segunda-feira, 18, sobre a possibilidade da data do exame ser alterada. O presidente do Inep, Alexandre Lopes, em transmissão em redes sociais na sexta-feira, 15, já havia antecipado a chance da prova ter seu calendário alterado.

O Inep se manifestou formalmente nesta segunda-feira, 18, sobre a possibilidade da data do exame ser alterada

O Inep se manifestou formalmente nesta segunda, 18, sobre a possibilidade da data do exame ser alterada Foto: Felipe Rau/Estadão

Segundo a nota, um Comitê reunindo todas as entidades educacionais brasileiras “demonstrou abertura para nova alteração da data de aplicação das provas, tão logo o cenário fique mais definido.” Alexandre Lopes havia afirmado ser “prematura” a decisão pelo adiamento. “Ocorre que os diversos fatores que influenciarão na potencial alteração do calendário originalmente estabelecido ainda continuam incertos”, diz Inep na nota.

De acordo com o institudo, a divulgação das datas ocorreu para dar segurança para a sociedade que o Enem seria realizado. Além disso, segundo o Inep, é “preciso cumprir com as diversas etapas que antecedem a data de aplicação do Exame, tornando fundamental a publicação dos editais do Enem 2020 de modo a garantir à sociedade que o seu direito ao acesso ao Exame anualmente seja preservado.”

Tudo o que sabemos sobre:

InepEnem 2020adiamento