Imagem da Vera Magalhães e Marcelo de Moraes

por Marcelo de Moraes

Isolamento despenca ao pior nível da pandemia, aponta Datafolha

Equipe BR Político

Exclusivo para assinantes

Após mais de 10 meses de restrições impostas pelas autoridades para combatar o espalhamento da covid-19, pesquisa Datafolha divulgada neste fim de semana revela que o isolamento social no Brasil está em seu pior nível desde o início da pandemia.

São Paulo. Foto: EFE/ Sebastião Moreira

De acordo com o levantamento, em dezembro, 7% dos entrevistados afirmaram estar vivendo normalmente, sem qualquer alteração em suas rotinas. Entre o grupo ouvido, 54% afirmaram que tomam cuidados, mas que se deslocam para trabalhar ou fazer outras atividades. Em pesquisa realizada em 3 de abril, esses números eram de 4% e 24%, respectivamente.

A pesquisa também revelou que neste mês 79% dos entrevistados afirmaram já terem sido infectados ou conhecerem alguém que já teve a covid-19. Com o recente aumento do número de casos da doença no País, 73% dos entrevistados afirmaram que a situação do Brasil na pandemia está piorando. Em agosto, esse porcentual representava 43% dos pesquisados.

O instituto de pesquisas também revelou que três entre quatro entrevistados pretendem se reunir apenas com pessoas com as quais convivem no Natal.

O Datafolha ouviu 2.016 brasileiros adultos, via telefone celular, entre 8 e 10 de dezembro em todas as regiões e Estados do País.

 

Tudo o que sabemos sobre:

isolamento socialpandemiaCovid-19datafolha