Jair Bolsonaro continua a dar sinais de que não tem nenhuma pressa para iniciar a vacinação no Brasil. Mesmo com o crescimento de casos e mortes devido ao coronavírus e com hospitais lotados deixando claro que vivemos um segundo pico da doença. Há pouco em seu Twitter, o presidente frisou que “o Brasil disponibilizará vacinas de forma gratuita e voluntária após comprovada eficácia e registro pela Anvisa”.
O “registro” pela agência, segundo o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, demora em média 60 dias. Isso atrasaria, por exemplo, os planos de São Paulo de iniciar a imunização em janeiro. A Anvisa pode, em caráter provisório e emergencial, liberar uma vacina em 72 horas caso ela tenha sido aprovada nos EUA, Europa, Japão ou China.
– O Brasil disponibilizará vacinas de forma gratuita e voluntária após COMPROVADA EFICÁCIA E REGISTRO NA ANVISA. Vamos proteger a população respeitando sua liberdade, e não usá-la para fins políticos, colocando sua saúde em risco por conta de projetos pessoais de poder.
— Jair M. Bolsonaro (@jairbolsonaro) December 8, 2020