Imagem da Vera Magalhães e Marcelo de Moraes

por Vera Magalhães e Marcelo de Moraes

Justiça determina que União deve indenizar consumidores por apagão no Amapá

Equipe BR Político

Exclusivo para assinantes

A Justiça Federal determinou na sexta-feira, 13, que a União deverá indenizar imediatamente os amapaenses pelos danos sofridos em decorrência do apagão de energia elétrica que atinge o Estado desde o dia 3 de novembro. A decisão liminar foi em resposta à petição protocolada pelo senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) na 2ª Vara da Justiça Federal do Amapá.

Distribuição de água em meio ao apagão em comunidade na região metropolitana de Macapá

Distribuição de água em meio ao apagão em comunidade na região metropolitana de Macapá Foto: Dida Sampaio/Estadão

Também de acordo com a decisão, a indenização é destinada a pessoas com direito ao auxílio emergencial do governo federal. O pagamento será divido em duas parcelas de R$ 600 em um período de dois meses. A primeira parcela deverá ser paga daqui a dez dias pela Caixa Econômica Federal.

“É uma vitória da sociedade amapaense esse primeiro passo concreto que damos por reparação, faz justiça a quem teve tantos prejuízos. Sem embargo de outras ações que estamos movendo para o ressarcimento de danos a empresários, comerciantes, e também para todas as famílias amapaenses. Além disso, nessa ação nós pedimos que a União pague de imediato isso a todos os amapaenses dos 13 municípios e que, posteriormente, as empresas que deram causa ao caos que estamos vivendo possam ressarcir a União”, disse Randolfe à Agência Senado.

Tudo o que sabemos sobre:

apagãoAmapáJustiçaindenização