Imagem da Vera Magalhães e Marcelo de Moraes

por Vera Magalhães e Marcelo de Moraes

Kalil amplia vantagem em BH, mostra Ibope

Equipe BR Político

Exclusivo para assinantes

Candidato à reeleição na prefeitura de Belo Horizonte, Alexandre Kalil (PSD) tem o caminho pavimentado para a vitória em primeiro turno. Pesquisa Ibope divulgada na noite de quinta-feira, 15, mostra que o atual prefeito oscilou positivamente um ponto porcentual em relação ao levantamento publicado em 2 de outubro, e chegou em 59% das intenções de voto. O segundo colocado na corrida eleitoral é João Vitor Xavier, do Cidadania, que aparece com 7%.

O prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil

O prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil Foto: Amira Hissa/PBH

Na sequência, os outros 12 candidatos compõe um pelotão embolado. Áurea Carolina (Psol) tem 3%; o apadrinhado do presidente Jair Bolsonaro, Bruno Engler (PRTB) tem 2%. Na sequência, Rodrigo Paiva (Novo), Nilmário Miranda (PT), Professor Wendel Mesquita (Solidariedade), Cabo Xavier (PMB), Marília Garcia (PCO) e Lafayette Andrada (Republicanos) têm 1% cada. Os candidatos Wanderson Rocha (PSTU), Fabiano Cazeca (Pros), Marcelo Souza e Silva (Patriota) e Luisa Barreto (PSDB) aparecem com 0%. Como a amargem de erro da pesquisa é de três pontos porcentuais, todos esses estão tecnicamente empatados.

O candidato do PCdoB, Wadson Ribeiro,  não foi citado. Brancos e nulos somaram 13%. Já 9% preferiram não responder ou disseram não saber em quem votariam.

O Ibope ouviu 1.001 eleitores de Belo Horizonte entre os dias 13 e 15 de outubro. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral sob a identificação MG-00100/2020.