Imagem da Vera Magalhães e Marcelo de Moraes

por Vera Magalhães e Marcelo de Moraes

Lacalle Pou vence eleição no Uruguai

Equipe BR Político

O candidato de direita Luis Lacalle Pou, do Partido Nacional, será o novo presidente do Uruguai. Nesta quinta-feira, 28, a Justiça eleitoral uruguaia confirmou a vitória dele diante do candidato da Frente Ampla, Daniel Martínez. A divulgação do resultado da eleição de domingo demorou em consequência do resultado muito próximo entre os dois candidatos.

A vitória encerra um ciclo de 15 anos de governo da Frente Ampla no país. Pelo Twitter, Martínez reconheceu a vitória de Lacalle Pou. “A evolução da apuração dos votos observados não mudará de tendência. Por tanto, saudamos o presidente eleito @LuisLacallePou, com quem terei uma reunião amanhã”, escreveu Martínez em sua conta no Twitter. “Agradeço de coração aos que confiaram em nós com seu voto”, completou.

A eleição uruguaia ocorreu no último domingo, 24. A divulgação do resultado demorou em consequência do resultado apertado entre os dois candidatos. Lacalle Pou superou Martínez em 28 mil votos – uma diferença de 1,2 ponto porcentual -, como havia 35 mil “votos observados” a serem apurados, a Justiça Eleitoral decidiu retardar o anúncio, segundo o Estadão. Ele assume o comando do País no dia primeiro de março de 2020. O presidente Jair Bolsonaro afirmou que vai comparecer à cerimônia de posse.

Tudo o que sabemos sobre:

Luis Lacalle PouUruguaidireitaFrente ampla