Imagem da Vera Magalhães e Marcelo de Moraes

por Vera Magalhães e Marcelo de Moraes

Maia relaciona eleição de Bolsonaro com ambiente de ‘fake news’

Equipe BR Político

No momento em que no Brasil se discute a existência de milícias digitais vinculadas ao presidente Jair Bolsonaro e seus filhos, o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), em Londres, destacou que a eleição de Bolsonaro se deu numa atmosfera de uso intensivo das redes sociais e de polarização. “Era um ambiente de muitas fake news”, disse durante palestra no Brazil Institute, do King’s College.

O presidente da Câmara também afirmou não se importar com a avaliação do governo. “Não me preocupo se Bolsonaro vai bem ou mal. Quero é fortalecer o papel do Parlamento perante a sociedade”, disse.

Na leitura geopolítica feita por Maia, o resultado das eleições brasileiras do ano passado converge com alguns outros eventos que ocorreram no mundo, como a eleição de Donald Trump e o drama do Brexit. “É um caminho de viralizar o ódio contra as instituições democráticas. Não é apenas no Brasil. Na Europa, Espanha é um exemplo disso, talvez também o Brexit, e, nos Estados Unidos, também a eleição”, citou.

De acordo com o Broadcast Político, a grande questão, segundo o presidente da Câmara, é que a intenção de votações como esta é a de “tirar algo do lugar”, mas há uma dificuldade de se colocar algo que possa substituir o sistema concretamente. “É nesse ambiente que o presidente Bolsonaro e o Parlamento atual vence a eleição.”