Cinco dos dez deputados do PSOL não querem saber de votar em Baleia Rossi (MDB-SP) no primeiro turno da eleição para presidência da Câmara. Em carta publicada no site da deputada Talíria Petrone (PSOL-RJ), os parlamentares defendem voto para derrotar Arthur Lira (PP-AL) no segundo turno, mas querem um candidato de esquerda no primeiro.
“Derrotar o candidato de Jair Bolsonaro é uma das tarefas indispensáveis desta eleição”, afirmam, frisando que Lira não terá “nenhum voto da bancada do PSOL. “Mas isso pode ser feito no segundo turno, optando por apoiar – em melhores condições para afirmar elementos de uma agenda de esquerda – o candidato que contra ele disputar”, argumentam. “Defendemos a construção de uma candidatura independente, com compromissos nítidos em favor do impeachment e do enfrentamento à crise, combatendo o bolsonarismo e o ultraliberalismo.”
A nota é assinada por Talíria, Auréa Carolina (MG), Glauber Braga (RJ), Ivan Valente (SP) e Luiza Erundina (SP).
Defendemos a construção de uma candidatura independente, em favor do impeachment e do enfrentamento à crise e que combata o bolsonarismo e o ultraliberalismo.
Nossa posição, junto com @aureacarolinax, @luizaerundina, @Glauber_Braga e @IvanValente.https://t.co/GNbXuAzrKI
— Talíria Petrone (@taliriapetrone) January 13, 2021