Imagem da Vera Magalhães e Marcelo de Moraes

por Vera Magalhães e Marcelo de Moraes

Temer diz que nomeação de Lula teria evitado impeachment

Equipe BR Político

O presidente Michel Temer afirmou na noite de segunda, 16, que se o ex-presidente Lula tivesse sido nomeado para a Casa Civil na gestão de Dilma Rousseff, não teria havido o impeachment. “Se ele (Lula) fosse chefe da Casa Civil, é muito provável, ele tinha bom contato com o Congresso Nacional, que não se conseguiria fazer o impedimento, não se conseguiria fazer o impeachment”, disse Temer. “Disso, eu não tenho dúvida.”

O ex-presidente Michel Temer, no programa Roda Viva, afirmou que nomeação de Lula teria evitado impeachment de Dilma

O ex-presidente Michel Temer em entrevista no programa Roda Viva. Foto: Reprodução/TV Cultura

A posse acabou suspensa pelo ministro do STF, Gilmar Mendes, após o então juiz Sergio Moro divulgar uma conversa em que Dilma dizia a Lula que enviaria o termo de posse para o ex-presidente – o que foi interpretado, à época, como uma tentativa de impedir uma eventual prisão do petista.

O ex-presidente comentou uma reportagem do jornal Folha de S. Paulo que mostrou uma conversa entre ele e Lula, gravada no mesmo dia em 2016. No telefonema, segundo o jornal, Lula pedia reaproximação entre o governo e o MDB, e Temer responde que eles sempre tiverem “bom relacionamento”. Segundo Temer, a gravação seria prova de que ele teria trabalhado para a permanência da presidente no cargo, informa o Estadão.

Tudo o que sabemos sobre:

Michel TemerLulaDilma Rousseffimpeachment