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por Vera Magalhães e Marcelo de Moraes

Ministro do TCU suspende anúncio do BB em sites associados a fake news

Equipe BR Político

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O ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), Bruno Dantas, determinou que o Banco do Brasil (BB) suspenda imediatamente qualquer veiculação de publicidade em sites, blogs, portais e redes sociais associados a fake news. Como você já leu aqui no BRP, o perfil Sleeping Giants do Twitter tem alertado anunciantes, inclusive o próprio BB, de que a publicidade de seus produtos figura em páginas com histórico de publicações falsas ou distorcidas. Várias empresas, alertadas pelo movimento, responderam na rede ter cancelado seus anúncios nesses espaços.

O ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), Bruno Dantas

O ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), Bruno Dantas Foto: Dida Sampaio/Estadão

O parecer de Dantas atende pedido do Ministério Público junto ao TCU para investigar interferência indevida da família do presidente Jair Bolsonaro na gestão de publicidade do BB, informa o Estadão. O MP cita tuíte do secretário de comunicação, Fábio Wajngarten, sugerindo a intervenção no BB para que o banco revisse a decisão de suspender anúncios em site condenado na Justiça pela difusão de fake news (notícias falsas), o Jornal da Cidade Online. Como mostrou o Estadão, o BB decidiu retirar o veto ao site do jornal para receber publicidade do banco, após o vereador Carlos Bolsonaro (Republicanos-RJ), filho do presidente, ter criticado o bloqueio.

A decisão ficará valendo até que a Controladoria-Geral da União (CGU), num prazo de 90 dias, prepare um manual de boas práticas, segue a reportagem. O normativo terá que ser seguido por todos os órgãos do governo federal, inclusive as empresas estatais. Ele deverá trazer uma certificação de sites, blogs, portais e redes sociais que poderão receber recursos públicos (monetização) via anúncios publicitários.

A CGU terá que montar um grupo de trabalho com outros órgãos para fazer esse normativo. Entre os participantes do grupo, estarão as secretarias de Comunicação Social da Presidência da República, do Supremo Tribunal Federal, do Conselho de Comunicação Social do Congresso, a Associação Brasileira de Imprensa (ABI),  Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ), a Associação Brasileira de Jornalistas Investigativos (ABRAJI) e a Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e TV (ABERT).

A área de marketing e comunicação do BB, cujo gerente é Antonio Hamilton Rossell Mourão, filho do vice-presidente Hamilton Mourão, considerou exagerado o bloqueio e retomou a permissão para que o site, alinhado à direita conservadora, receba publicidade do banco ontem mesmo. A decisão, no entanto, não foi divulgada.