Imagem da Vera Magalhães e Marcelo de Moraes

por Vera Magalhães e Marcelo de Moraes

Mortes violentas no País em queda desde 2018

Equipe BR Político

O Brasil registrou queda de 10,8% no número de mortes violentas intencionais em 2018, em comparação com o ano anterior, segundo relatório do Fórum de Segurança Pública publicado nesta terça-feira, 10. No ano passado, foram 57.341 mortes no total.

Sergio Moro, ministro da Justiça e Segurança Pública.

Sergio Moro. Foto: Carl de Souza/AFP

A queda está em consonância com a diminuição de 22% nas mortes violentas no primeiro semestre deste ano em comparação com o mesmo período de 2018, de acordo com números do Monitor da Violência divulgados no início de setembro.

Esse dado vem sendo propalado por Sergio Moro para destacar as ações do governo federal na área, porém, sem mencionar que a queda vem desde o ano passado. Foi o que ocorreu em tuíte no perfil do Ministério da Justiça e Segurança Pública nesta terça-feira, 10.

Ao publicar matéria do Wall Street Journal que trata do assunto, a tendência de queda foi associada somente ao primeiro semestre de 2019. A reportagem, no entanto, destaca que “em 2018, os homicídios caíram na taxa mais rápida em uma década”.

Durante a fala do ministro no Conselho das Américas, evento que divulga iniciativas para promover o livre comércio mundial, na última quinta-feira, 5, a situação se repetiu. Para além do governo federal, Moro lembrou do esforço dos Estados na segurança pública, mas falou em “redução dos índices da criminalidade desde o início do ano”.