Imagem da Vera Magalhães e Marcelo de Moraes

por Vera Magalhães e Marcelo de Moraes

Democrata abre processo de impeachment contra Trump

Equipe BR Político

Presidente da Câmara dos Representantes dos Estados Unidos, a democrata Nancy Pelosi, anunciou nesta terça-feira, 24, a abertura de um processo de impeachment contra o presidente Donald Trump. Ela abrirá uma investigação formal para determinar se Trump pode ser afastado do cargo. Apesar de ser apenas a abertura do processo, a decisão da democrata coloca mais um aliado do presidente Jair Bolsonaro no barco dos que estão numa maré de azar, como você leu no BRP.

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, discursa na ONU.

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, discursa na ONU. Foto: Stephanie Keith/Getty Images/AFP

O motivo da ofensiva são as denúncias de que ele teria pressionado a Ucrânia para investigar o ex-vice-presidente Joe Biden, um possível adversário nas eleições do ano que vem.

“O presidente precisa ser responsabilizado pelos seus atos”, disse Nancy, se referindo à conversa de Trump com o presidente ucraniano Volodymyr Zelensky, em julho.”Ninguém está acima da lei.” Ao menos 163 deputados democratas já apoiam o impeachment, que precisa de 218 votos para aprovação, segundo o Estadão.

Trump respondeu por meio do Twitter. “Um dia tão importante na ONU, tanto trabalho e tanto sucesso e os democratas de propósito querem estragar isso com mais lixo e caças às bruxas”, escreveu. “Pelosi, Nadler, Schiff e outros nem viram a transcrição!”

Tudo o que sabemos sobre:

Donald TrumpEstados Unidos