Imagem da Vera Magalhães e Marcelo de Moraes

por Vera Magalhães e Marcelo de Moraes

‘Não consigo matar esse câncer’, diz Bolsonaro sobre ONG’s

Equipe BR Político

Exclusivo para assinantes

“Câncer”. Foi assim que o presidente Jair Bolsonaro se referiu às ONG’s ambientais que atuam no Brasil. O comentário foi feito na noite de quinta-feira, 3, durante transmissão ao vivo pelas redes sociais do mandatário. “Você sabe que as ONGs, em grande parte, não têm vez comigo. (Eu) boto para quebrar em cima desse pessoal lá, não consigo matar esse câncer, em grande parte, chamado ONG”, disse.

Foto: Reprodução/Facebook

Na live, Bolsonaro ironizou os questionamentos sobre os aumentos recordes das queimadas na região da Amazônia e do Pantanal desde o ano passado. “O pessoal acha que está pegando fogo não sei onde e é só chegar lá e apagar, com um abafador, dar uma cuspida em cima da fogueira”, disse. Ele também minimizou o monitoramento feito por satélite dos focos de incêndio e afirmou que até “fogueira de São João” é contabilizada.

O presidente reclamou que recebe “pancada o tempo todo” em cima do governo sobre a questão ambiental e disse que “canalhas” estão fazem campanha como se ele estivesse “colocando fogo na Amazônia”.

Demarcação de terras indígenas

Bolsonaro também rejeitou a possibilidade de ampliar a demarcação de terras indígenas para chegar a 20% do território. Atualmente existem 488 terras indígenas regularizadas que representam cerca de 12,2% do território nacional. “Já imaginou? O País não aguenta. A gente acaba com o agronegócio nosso”, declarou.

 

Tudo o que sabemos sobre:

ONGsTerras indígenasAmazôniaqueimadas